A percepção atual do mercado de tecnologia indica claramente a necessidade da utilização do Datacenter Virtual no ambiente corporativo de TI. Inovador em seu tempo, conforme o próprio advento da internet no passado, é possível tecermos um prognóstico de que daqui no máximo 4 anos, a utilização do Datacenter Virtual será algo intrínseco a qualquer empresa, da mesma forma que é tão usual se utilizar a rede mundial de computadores, por exemplo.
Com as facilidades proporcionadas pelo Datacenter Virtual, temos hoje este acessório como uma ferramenta que otimiza tudo o que envolva os serviços corporativos de TI numa empresa e/ou negócio.
Um dos benefícios, (são inúmeros e não daria para pontuar todos aqui) é a diminuição de custos, promovida pela usabilidade de siglas como SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço). Tais iniciativas, revelam contenção de gastos com licenças, e ainda o uso do Datacenter feito um serviço, o que por sua vez oferece muitas outras vantagens, as quais veremos algumas a seguir.
A presença de um Datacenter na própria empresa para um serviço cloud possibilita o pagamento apenas pelo espaço ocupado, diminuindo o investimento e permitindo que o restante que antes seria gasto, seja investido em demais áreas necessárias.
Projetos personalizados
O serviço cloud permite que a empresa adote um modelo de datacenter que esteja alinhado às configurações e necessidades da empresa, e não o contrário.
Expansão de armazenamento
De acordo com a necessidade de espaço, com o serviço em nuvem é possível a escalabilidade, ou seja, não é necessário instalar outra máquina para ter maior espaço.