A falta de monitoramento e controle dos gastos com infraestrutura de TI é um dos maiores problemas no setor. Essa negligência afeta diversas atividades, desde a indisponibilidade de sistemas à falta de profissionais qualificados para o atendimento ao cliente.
Por essa razão, é preciso tomar uma série de medidas a fim de organizar o setor, entre elas a definição das principais métricas a serem acompanhadas, a monitoração de relatórios gerenciais e o investimento em capacitação dos funcionários.
A seguir, mostramos a importância de manter o controle desses gastos e qual é a melhor maneira de fazer isso para atender às demandas de forma adequada e eficiente. Boa leitura!
A cada dia surgem novas tecnologias e recursos que exigem um alto investimento em infraestrutura. Estar alinhado a essas necessidades é essencial para que a empresa possa se manter competitiva e atender às exigências do mercado.
No entanto, esse é um investimento muito alto e é preciso fazer um excelente controle de gastos para economizar recursos, de modo que essa estratégia traga benefícios para a empresa.
O ambiente de TI é extremamente crítico para uma empresa, qualquer paralisação, por menor que seja pode causar enormes prejuízos. Por essa razão, é necessário investir em algumas estratégias a fim de monitorar e prevenir eventuais problemas e reduzir custos.
As métricas são fundamentais para avaliar pontos críticos de uma empresa, identificar problemas e tomar decisões que possam reduzir custos. Em TI, elas também podem trazer benefícios, como:
Além disso, as métricas também podem ser usadas para monitorar os recursos tecnológicos e profissionais, de modo a obter resultados, como o tempo de atendimento de um chamado ou avaliar qual foi a quantidade de chamados atendidos e resolvidos no primeiro contato com o setor de TI.
Outras métricas importantes que devem ser analisadas em TI são o volume de atendimento por dia ou período e os principais tipos de problemas. Esses resultados são importantes para identificar problemas recorrentes e buscar formas para resolver a questão.
Em um departamento de TI existem tecnologias diferenciadas, o que exige a formação de um time de colaboradores com diferentes perfis e capacidades técnicas, de modo que eles possam atender a todas as demandas do setor de forma assertiva e ágil. Por essa razão, é fundamental investir na capacitação dos funcionários.
Outra sugestão muito adotada em diversas empresas é a contratação de empresas parceiras para a prestação de serviços específicos a cada setor de TI, o que contribui para um atendimento especializado sem a necessidade de contratar funcionários específicos para cada setor de TI.
A utilização de softwares ajuda a gerenciar e monitorar atividades e custos em TI. Portanto, invista em um software para abertura e controle de chamados. Dessa forma, é possível controlar os principais problemas, monitorar o tempo de atendimento e a produtividade da equipe de TI.
Além disso, é preciso investir também em um software de monitoração do ambiente de TI. Ou seja, um que seja capaz de analisar a performance e disponibilidade dos recursos de informática, como analisar links de comunicação, monitorar servidores e aplicações, entre outros equipamentos relevantes.
É fundamental acompanhar os relatórios produzidos pelos softwares de monitoração, controle de chamados, entre outros. Por meio deles pode-se estabelecer padrões de atendimento, bem como apontar melhorias para o setor.
Também é importante que o software não só emita relatórios, como permita a inclusão de informações relevantes pela equipe de TI. Essa funcionalidade é essencial para, por exemplo, apontar a resolução de um problema que, no futuro, se transformará em um documento para a equipe de suporte.
Uma configuração errada pode trazer inúmeros transtornos para o serviço em TI, pois os colaboradores podem perder tempo até identificar um eventual problema. Por essa razão, o controle das configurações torna o processo de identificação e correção de falhas mais ágil e eficiente.
Uma maneira de reduzir e controlar os custos de TI é por meio de tecnologias como cloud computing. Essa é uma excelente alternativa para reduzir o custo com toda a infraestrutura de um data center, como as despesas com hardwares, softwares, e todo a estrutura necessária para manter o ambiente em funcionamento.
O monitoramento do ambiente é feito de maneira fácil, ágil e segura. Além disso, os recursos são escalonáveis, o que permite aumentar ou diminui-los de forma simples e rápida.
Deixar de acompanhar os gastos de TI pode trazer consequências graves, tanto para o próprio setor de TI quanto para o negócio da empresa.
Podemos afirmar categoricamente que TI é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Um alinhamento estratégico em TI tem o principal objetivo de prover informações, de modo que haja uma eficiente integração com o negócio da empresa.
No entanto, ao deixar de fazer a monitoração da infraestrutura não é possível analisar se todas as necessidades da empresa foram devidamente atendidas.
O custo em TI é extremamente alto, a falta de monitoramento impossibilita saber qual é o custo em ficar com o sistema indisponível por um determinado tempo. É importante considerar, que ao monitor o tempo de inatividade não é somente a indisponibilidade do sistema que deve ser computada, há também o custo pela falta de produtividade da equipe.
Os prejuízos causados pelas falhas no sistema podem ter dimensões catastróficas para qualquer negócio. Ao deixar de monitorar todos os equipamentos e sistemas de infraestrutura, fica realmente muito difícil identificar possíveis falhas e tratar os problemas proativamente.
Portanto, qualquer falha só poderá ser tratada após o aparecimento do problema, o que pode causar uma indisponibilidade do sistema por um período elevado, por exemplo.
A EVEO Enterprise Cloud é uma empresa que oferece as mais inovadoras soluções em infraestrutura. Seu ambiente é composto por dois data centers no Brasil e um nos EUA, o que garante alta disponibilidade em suas soluções.
Além disso, a empresa conta com uma equipe técnica de profissionais especializados em TI. E também, oferece soluções de data center multiplataformas, com servidores robustos e de alta performance.
Por fim, para ter o controle sob os gastos com a infraestrutura de TI é essencial monitorar e controlar uma série de atividades e métricas. Deixar de lado essa monitoração traz consequências graves para o negócio, como aumento de custo e falhas no sistema. Dessa forma, uma solução em cloud pode ajudar a empresa a reduzir custos e ter um ambiente seguro, confiável e estável.
E então, quer saber um pouco mais sobre os serviços que a nossa empresa oferece? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!