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Como monitorar gastos com infraestrutura de TI

Escrito por Vicente Neto | Jul 2, 2019 2:44:50 PM

A falta de monitoramento e controle dos gastos com infraestrutura de TI é um dos maiores problemas no setor. Essa negligência afeta diversas atividades, desde a indisponibilidade de sistemas à falta de profissionais qualificados para o atendimento ao cliente.

Por essa razão, é preciso tomar uma série de medidas a fim de organizar o setor, entre elas a definição das principais métricas a serem acompanhadas, a monitoração de relatórios gerenciais e o investimento em capacitação dos funcionários.

A seguir, mostramos a importância de manter o controle desses gastos e qual é a melhor maneira de fazer isso para atender às demandas de forma adequada e eficiente. Boa leitura!

Entenda qual é a importância de monitorar os gastos com infraestrutura de TI

A cada dia surgem novas tecnologias e recursos que exigem um alto investimento em infraestrutura. Estar alinhado a essas necessidades é essencial para que a empresa possa se manter competitiva e atender às exigências do mercado.

No entanto, esse é um investimento muito alto e é preciso fazer um excelente controle de gastos para economizar recursos, de modo que essa estratégia traga benefícios para a empresa.

Veja as principais formas de controlar os gastos

O ambiente de TI é extremamente crítico para uma empresa, qualquer paralisação, por menor que seja pode causar enormes prejuízos. Por essa razão, é necessário investir em algumas estratégias a fim de monitorar e prevenir eventuais problemas e reduzir custos.

Defina as principais métricas

As métricas são fundamentais para avaliar pontos críticos de uma empresa, identificar problemas e tomar decisões que possam reduzir custos. Em TI, elas também podem trazer benefícios, como:

  • auxiliar na tomada de decisões;
  • avaliar oportunidades;
  • melhorar a produtividade;
  • identificar falhas operacionais.

Além disso, as métricas também podem ser usadas para monitorar os recursos tecnológicos e profissionais, de modo a obter resultados, como o tempo de atendimento de um chamado ou avaliar qual foi a quantidade de chamados atendidos e resolvidos no primeiro contato com o setor de TI.

Outras métricas importantes que devem ser analisadas em TI são o volume de atendimento por dia ou período e os principais tipos de problemas. Esses resultados são importantes para identificar problemas recorrentes e buscar formas para resolver a questão.

Invista em capacitação dos colaboradores

Em um departamento de TI existem tecnologias diferenciadas, o que exige a formação de um time de colaboradores com diferentes perfis e capacidades técnicas, de modo que eles possam atender a todas as demandas do setor de forma assertiva e ágil. Por essa razão, é fundamental investir na capacitação dos funcionários.

Outra sugestão muito adotada em diversas empresas é a contratação de empresas parceiras para a prestação de serviços específicos a cada setor de TI, o que contribui para um atendimento especializado sem a necessidade de contratar funcionários específicos para cada setor de TI.

Conte com ferramentas de monitoramento

A utilização de softwares ajuda a gerenciar e monitorar atividades e custos em TI. Portanto, invista em um software para abertura e controle de chamados. Dessa forma, é possível controlar os principais problemas, monitorar o tempo de atendimento e a produtividade da equipe de TI.

Além disso, é preciso investir também em um software de monitoração do ambiente de TI. Ou seja, um que seja capaz de analisar a performance e disponibilidade dos recursos de informática, como analisar links de comunicação, monitorar servidores e aplicações, entre outros equipamentos relevantes.

Acompanhe os relatórios

É fundamental acompanhar os relatórios produzidos pelos softwares de monitoração, controle de chamados, entre outros. Por meio deles pode-se estabelecer padrões de atendimento, bem como apontar melhorias para o setor.

Também é importante que o software não só emita relatórios, como permita a inclusão de informações relevantes pela equipe de TI. Essa funcionalidade é essencial para, por exemplo, apontar a resolução de um problema que, no futuro, se transformará em um documento para a equipe de suporte.

Gerencie as configurações

Uma configuração errada pode trazer inúmeros transtornos para o serviço em TI, pois os colaboradores podem perder tempo até identificar um eventual problema. Por essa razão, o controle das configurações torna o processo de identificação e correção de falhas mais ágil e eficiente.

Utilize o armazenamento em nuvem

Uma maneira de reduzir e controlar os custos de TI é por meio de tecnologias como cloud computing. Essa é uma excelente alternativa para reduzir o custo com toda a infraestrutura de um data center, como as despesas com hardwares, softwares, e todo a estrutura necessária para manter o ambiente em funcionamento.

O monitoramento do ambiente é feito de maneira fácil, ágil e segura. Além disso, os recursos são escalonáveis, o que permite aumentar ou diminui-los de forma simples e rápida.

Conheça os principais problemas em não controlar esses gastos

Deixar de acompanhar os gastos de TI pode trazer consequências graves, tanto para o próprio setor de TI quanto para o negócio da empresa.

Falta de alinhamento com a estratégia da empresa

Podemos afirmar categoricamente que TI é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Um alinhamento estratégico em TI tem o principal objetivo de prover informações, de modo que haja uma eficiente integração com o negócio da empresa.

No entanto, ao deixar de fazer a monitoração da infraestrutura não é possível analisar se todas as necessidades da empresa foram devidamente atendidas.

Custo operacional elevado

O custo em TI é extremamente alto, a falta de monitoramento impossibilita saber qual é o custo em ficar com o sistema indisponível por um determinado tempo. É importante considerar, que ao monitor o tempo de inatividade não é somente a indisponibilidade do sistema que deve ser computada, há também o custo pela falta de produtividade da equipe.

Falhas no sistema

Os prejuízos causados pelas falhas no sistema podem ter dimensões catastróficas para qualquer negócio. Ao deixar de monitorar todos os equipamentos e sistemas de infraestrutura, fica realmente muito difícil identificar possíveis falhas e tratar os problemas proativamente.

Portanto, qualquer falha só poderá ser tratada após o aparecimento do problema, o que pode causar uma indisponibilidade do sistema por um período elevado, por exemplo.

Saiba como a EVEO Cloud pode ajudar sua empresa

A EVEO Enterprise Cloud é uma empresa que oferece as mais inovadoras soluções em infraestrutura. Seu ambiente é composto por dois data centers no Brasil e um nos EUA, o que garante alta disponibilidade em suas soluções.

Além disso, a empresa conta com uma equipe técnica de profissionais especializados em TI. E também, oferece soluções de data center multiplataformas, com servidores robustos e de alta performance.

Por fim, para ter o controle sob os gastos com a infraestrutura de TI é essencial monitorar e controlar uma série de atividades e métricas. Deixar de lado essa monitoração traz consequências graves para o negócio, como aumento de custo e falhas no sistema. Dessa forma, uma solução em cloud pode ajudar a empresa a reduzir custos e ter um ambiente seguro, confiável e estável.

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