Fechar vendas é a base para a sustentação de qualquer empresa, independentemente de seu nicho de atuação. Por isso que todo empreendimento busca recursos que contribuam mais e mais com o número de clientes convertidos e aceleram o ciclo de atendimento. Um recurso que contribui bastante com isso é o cloud computing, mesmo que seu efeito não seja tão óbvio.
Assim como vários outros recursos da tecnologia digital, a nuvem mudou drasticamente o comportamento de cada empreendimento no mercado. Hoje em dia, ela é menos um diferencial competitivo e mais uma necessidade para manter seu trabalho relevante.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos um pouco com João Jr., gerente-geral da EVEO Cloud, e trouxemos algumas informações sobre o cloud computing, sua importância e como ele contribui com as vendas. Acompanhe.
A computação em nuvem, como também é conhecida, se refere à disponibilização de serviços e recursos digitais sob demanda, sendo os exemplos mais comuns o espaço de armazenamento e o processamento de informações. Essa estrutura é, então, oferecida como serviço para usuários ao redor do mundo.
Nesse contexto, todos os dados e programas usados podem ser armazenados em um servidor remoto, o qual é acessado através da rede de computadores da empresa. O processo parece um pouco complicado a princípio, mas ele ajuda a solucionar uma série de problemas comuns no dia a dia das empresas.
Como já mencionamos, é difícil para uma empresa se manter relevante no mercado sem algum investimento em computação em nuvem. Como suas vantagens são mais acessíveis do que nunca, então é esperado que todo negócio adote esses recursos.
Veja aqui alguns exemplos de suas vantagens.
Quando os dados usados na sua empresa ficam armazenados em vários computadores, há boas chances de que eles sejam perdidos ou que haja conflito de versões. Porém, o uso de servidores na nuvem faz com que todos se reportem ao mesmo banco de dados. Como explica João Jr.: “Diante da possibilidade de reunir diversas competências dentro de um número menor de equipamentos, empresas conseguiram uma redução considerável em termos de investimento e ganho operacional em gestão física”.
Construir o próprio servidor é um caminho válido e útil para muitos negócios, mas não é a opção mais eficiente ou mesmo viável em outros. O investimento inicial é bem elevado; é necessário esperar até que tudo esteja estruturado e há também a questão da localização e do armazenamento de todo o equipamento.
Através do cloud computing, é possível contar com um servidor remoto, o qual não ocupa espaço na sua empresa. Isso implica em um início mais rápido para suas atividades que dependem desse sistema e menor custo inicial. E nada te impede de migrar para um servidor próprio quando for necessário.
Uma das principais qualidades da computação em nuvem é justamente a possibilidade de acesso simultâneo aos mesmos dados em diferentes máquinas. Essa prática é cada vez mais comum em muitas áreas, especialmente em projetos amplos e/ou multidisciplinares, como o desenvolvimento de softwares ou de mídia. Poder partilhar e editar os dados quando necessário melhora consideravelmente a eficiência do trabalho e também contribui com suas vendas, mas falaremos disso mais a diante.
Por fim, as provedoras de servidores em nuvem também possuem sistemas redundantes. João Jr. explica que, para manter a estabilidade dos servidores e para proteger os dados, é necessário investir em sistemas de backup que deem conta de eventuais crises e/ou acidentes. E isso está incluso nesse tipo de serviço.
O primeiro exemplo é a redundância de dados. Quando ocorre um problema no servidor, é necessário ter cópias das informações, para que elas não sejam perdidas pelo usuário. Da mesma forma, também há redundância no fornecimento de energia, usando geradores de reserva. Dessa forma, o número de falhas que comprometeriam os dados também é menor.
Agora que você entende a importância geral da computação em nuvem, é hora de ver sua contribuição específica para as vendas. João Jr. destaca os seguintes pontos.
Ter que dar conta da instalação e manutenção de um servidor em sua empresa, além de ser mais caro, é também mais uma preocupação que tira seu foco do produto oferecido ao seu cliente, o que compromete sua rentabilidade.
Ao utilizar a computação em nuvem, você não tem que lidar com boa parte dessas preocupações. “Ter a operação em nuvem elimina a necessidade de foco em gestão de hardware, redes e segurança, que ficam sob responsabilidade do Data Center. Focando exclusivamente em seu plano de negócio, a empresa ganha em energia para captação de novos projetos e clientes”, diz João Jr.
Como você já deve saber também, a crise causada pelo COVID-19 deixou clara a importância de ter opções de trabalho via Home Office para os profissionais que atuam em diversos setores. E, atualmente, esse tipo de trabalho só pode ser realizado com eficácia utilizando soluções de cloud computing.
Esse pode não ser o modus operandi ideal da sua empresa, mas não precisa ser. Ter essa alternativa bem planejada e pronta para ser implementada evita que sua empresa fique parada, minimizando perdas.
Por fim, mas não menos importante, ter os dados de clientes e atendimentos passados em um servidor na nuvem permite que diferentes profissionais tenham acesso a todas essas informações.
Dessa forma, caso um atendimento ao mesmo cliente seja continuado por outra pessoa, não será necessário solicitar novamente uma série de dados básicos. Isso tem impacto direto na experiência de compra do cliente e pode melhorar significativamente sua taxa de conversão.
Com essas informações, você já entende melhor qual é a real importância do cloud computing para elevar suas vendas. Lembre-se de que, para manter esse crescimento, seus processos e serviços também precisam se adequar ao uso destas ferramentas.
Se acha que esta é a solução que você precisa, entre em contato com a EVEO agora mesmo e veja como podemos te ajudar a obter o melhor sistema de cloud computing para sua empresa.