O que uma empresa de software de serviços 100% online precisa ter para atender os seus clientes? Agilidade na troca de informações. Afinal, nenhum usuário quer encontrar o sistema fora do ar ou esperar muito tempo para acessa-lo.
Para isso, ter um data center adequado, com um storage performático e um parceiro no segmento de tecnologia para solucionar eventuais problemas na troca de dados, é essencial para ter sucesso no mercado.
Foi assim que a Transoft, por meio de uma parceria com a EVEO Cloud, conseguiu alcançar resultados satisfatórios com os seus clientes finais.
Quer conhecer mais sobre essa história? Então, continue a leitura!
A Transoft é uma empresa que oferece um sistema de ERP totalmente online para o setor de transportes, em especial, companhias de ônibus. O software, chamado Transnet, permite ao gestor de uma transportadora fazer o controle administrativo, operacional e de frota em um único local. Com mais de 200 clientes em todo o Brasil, a Transoft atua há 28 anos no país, se tornando referência no segmento.
Agora, imagine a quantidade de dados que a empresa deve armazenar para que o sistema funcione... Muitos! Por isso, ela utiliza banco de dados Oracle, que precisa estar em um ambiente de alta disponibilidade, para não haver falhas.
Um data center com alta performance e confiável é essencial para o funcionamento da empresa. Como seus clientes operam 24h, todos os dias da semana, o serviço oferecido pela Transoft precisa estar ativo no mesmo período.
Contudo, o data center utilizado pela Transoft ficava fora do país, nos Estados Unidos, o que prejudicava as operações da empresa.
“Tínhamos muitos problemas com o servidor. Ele ficava fora do ar constantemente e o retorno do suporte demorava. Além disso, o tempo de latência era maior. Certa vez, nosso servidor parou devido a um problema com a placa-mãe e a empresa demorou uma semana para trocar a peça. Os clientes reclamaram muito, pois o sistema ficou esse tempo todo fora do ar”, conta Neilon Fernandes, administrador de redes da Transoft.
Além da questão técnica, a empresa ainda tinha um gasto maior devido ao regime tributário, ou seja, o recolhimento de impostos era mais burocrático. Migrar o data center para o Brasil seria uma opção que também reduziria os custos.
Nesse cenário, o principal desafio da EVEO era oferecer um serviço de storage com alta capacidade, estabilidade e performance. Além disso, era necessário estabelecer um suporte condizente com as necessidades da empresa e migrar o data center para o Brasil, com o intuito de melhorar a latência e manutenção do mesmo.
Encontrar a melhor solução para a Transoft foi uma tarefa feita a quatro mãos: o cliente já tinha um projeto consolidado sobre os serviços que ele desejava, e a EVEO precisou apenas lapidar as ideias com sugestões mais técnicas. “Foi um processo mais de consultoria. O que fizemos foi adequar o storage para a demanda da empresa, aumentar o número de servidores, segmentando as competências técnicas envolvidas, e incluir o serviço de backup”, explica Diogo Uzêda, executivo de novos negócios da EVEO.
Dessa forma, os serviços da EVEO oferecidos à Transoft foram:
O processo de implementação foi ágil. Neilon Fernandes, da Transoft, conta que o prazo determinado no contrato para a disponibilização dos servidores era de 6 dias. Contudo, todo o trabalho foi realizado na metade do tempo sugerido.
Mas não é apenas a qualidade técnica e agilidade na instalação que fazem da EVEO uma boa parceira. O administrador de redes da Transoft ainda destaca que o suporte oferecido foi um dos motivos que facilitaram a escolha da organização.
“Uma empresa de gerenciamento de software sempre está sujeita a problemas. A equipe de suporte da EVEO nos atendeu de maneira rápida e eficiente em todos os momentos. O relacionamento construído permite essa interação. Às vezes, a necessidade é tão urgente, que abrir um chamado torna todo o processo burocrático. Com a EVEO, temos a liberdade de acionar o Diogo, que passará essa demanda para o time responsável. O grande diferencial é essa conduta mais próxima do cliente”, ressalta Neilon.
Após sete meses de parceria, os resultados das mudanças feitas pela Transoft já são visíveis. Desenvolver uma solução personalizada e condizente com a realidade do cliente é um fator que permitiu notar as melhorias rapidamente.
Segundo Neilon Fernandes, o tempo de latência diminuiu em 40%. A resolução dos problemas também ficou bem mais ágil. “No nosso antigo data center, o prazo para solucionar as falhas era de 6 horas. Desde que contratamos a EVEO, não tivemos nenhuma demanda que ultrapassou o período de 4 horas para ser atendida”, afirma.
Outro ponto importante foi a economia a longo prazo. Claro, migrar de um data center no exterior para um no Brasil demanda um investimento alto. Contudo, a empresa tem os seus impostos reduzidos. Dessa forma, sobra mais recursos para investir no que realmente importa: performance, que refletirá em um sistema com mais qualidade para o consumidor final.
O trabalho em conjunto está dando tão certo, que a Transoft pretende começar a expandir usando as soluções da empresa. A ideia é contratar mais servidores. “Essa relação de troca entre as duas empresas faz total diferença. Hardware e software, conseguimos encontrar vários no mercado com padrões semelhantes, mas o diferencial da EVEO está no atendimento e na vontade de resolver os problemas que surgem no nosso dia a dia”, conclui Neilon.
Menos burocracia, maior performance e disponibilidade para entender, com o cliente, as melhores soluções para o seu negócio. Esses são alguns dos benefícios de começar uma parceria com a EVEO.
Gostou da história da Transoft e quer melhorar as soluções em data center da sua empresa? Entre em contato com a EVEO Cloud! Juntos, encontraremos a melhor proposta para o seu negócio!