Falar com um consultor

    Categorias

    Qualquer empresa que ofereça soluções de tecnologia precisa estar por dentro das inovações tecnológicas para manter seu ambiente atualizado e, consequentemente, disponibilizar um melhor serviço para seus clientes. 

    Este é o caso da Inter.net, uma software house especializada em soluções digitais personalizadas, que buscava melhorar a performance de seus serviços e encontrou, na EVEO, a solução perfeita para a sua necessidade: os servidores dedicados para montagem de sua própria nuvem.

    Conhecendo um pouco da Inter.net 

    Fundada nos Estados Unidos no ano de 1999, a Inter.net atua de forma global, com  escritórios distribuídos em 13 países e em 4 continentes. 

    A Inter.net tem como diferencial suas fórmulas inovadoras, de fácil aplicação, alta qualidade e portabilidade. O seu foco principal é oferecer soluções de ponta a ponta, desde o planejamento estratégico até o desenvolvimento, hosting, segurança, escalabilidade de infraestrutura em ambientes multicloud, entre outros. 

    Uma empresa desse porte, com atuação internacional em vários países, possui uma alta gama de clientes. Isso significa que ela precisa buscar melhorias a fim de otimizar seu parque tecnológico com as atualizações mais recentes do mercado. Afinal, qualquer empresa do segmento SaaS deve priorizar a experiência dos usuários - e com a Inter.net não é diferente. 

    Principais desafios e inicio da parceria Inter.net x EVEO 

    A Inter.net possuía um parque de máquinas próprias (aproximadamente 20 a 30 servidores físicos) em um serviço de colocation em outro data center, onde era alocado somente espaço, energia e link. Por conta disso, era de total responsabilidade deles administrar o hardware desses servidores, bem como identificar tipos de falhas, troca de peças e atualizações. 

    Diante desse cenário, a equipe de TI não conseguia focar no core business da empresa, pois ficavam muito tempo administrando e atualizando estes servidores. 

    Além disso, devido às constantes necessidades de atualizações por conta das renovações tecnológicas (surgimento de novas opções de infraestrutura física e substituição constante de equipamentos), as máquinas acabaram ficando defasadas - o que resulta em queda de desempenho, lentidão, gastos com manutenção, alto custo de renovação da garantia dos equipamentos e dificuldade na localização de peças de reposição (uma vez que o equipamento já foi descontinuado).

    Foi neste momento que, em conjunto com a matriz e diretoria da empresa, eles decidiram procurar outra solução no mercado, com o objetivo de:

    • Diminuir a quantidade de máquinas para a equipe interna gerenciar;
    • Reduzir custos com equipamento e manutenções;
    • Melhorar o desempenho do hardware e mantê-lo atualizado.

    Em seguida, eles iniciaram uma busca por fornecedores - tendo como principal premissa encontrar uma empresa que fosse verdadeiramente parceira e contribuísse para o sucesso da organização.

    Ricardo de Souza, Administrador de Sistemas da Inter.net, destaca que a EVEO apareceu durante uma longa jornada de pesquisa por fornecedores que viessem ao encontro das necessidades da empresa no momento: Ricardo e o time já tinham um projeto de implementação de uma nuvem privada, com clusterização de múltiplos servidores físicos e armazenamento em storages como solução. Ao trazer essa visão para a EVEO, nossos especialistas viabilizaram sua construção e viabilização, mantendo o preço bastante competitivo diante de outras soluções do mercado.

    Mateus Vanzin, executivo de novos negócios da EVEO, fala da postura da equipe ao se deparar com o cenário desejado pela Inter.Net:

    "Ao sabermos do nível de criticidade do projeto da Inter.net, soubemos de imediato que a EVEO seria o lugar certo para sua alocação. Nos prontificamos a mostrar todos os cenários possíveis, até que a Nuvem Privada esquematizada a quatro mãos com a equipe de especialistas de ambas as empresas se mostrou o ideal.” 

    Como foi feita a viabilização do projeto de nuvem privada proposta pela Inter.net?

    A nuvem privada é um ambiente de recursos virtuais, onde todos os recursos de software e hardware utilizados em sua montagem são de uso 100% exclusivo de uma empresa, viabilizado por intermédio da solução de servidores dedicados. A nuvem privada era o melhor cenário para o projeto pois garantia à Inter.net uma melhor segmentação de recursos, alinhado com sua expectativa de investimento.

    O primeiro passo para criação da nuvem privada foi a disponibilização de quatro servidores dedicados, em uma vLAN, para que a equipe da Inter.net fizesse sua clusterização:

    Cluster, em inglês, significa grupo. Nesse sentido, o termo clusterização é utilizado para se referir ao ato de agrupar informações, que podem ser dados de clientes, produtos, de computadores e muitos outros”.

    Fonte: MJV

    Ao criar um cluster de máquinas que conversam entre si e compartilham um ambiente uniforme de virtualização, surge a nuvem privada. No caso da Inter.Net, este cenário conta com diversas competências em operação, com diferentes níveis de necessidade de entrega (como, por exemplo, o e-mail corporativo, sites e banco de dados, cada qual com um perfil ideal de atendimento à sua respectiva demanda).

    Essa arquitetura possibilita à EVEO a adaptação do ambiente, entregando os servidores de  maneira perfeitamente adaptada aos diversos cenários da organização.

    Desafios com a solução contratada

    Ricardo relata alguns desafios que teve ao implementar o projeto O principal deles foi com relação aos volumes de storage contratados. 

    De início foram necessários alguns ajustes para conexão entre o sistema operacional dos servidores e os volumes de storage HDD. Em resumo, com a troca do HDD para o SSD, essa situação foi rapidamente contornada. André Duarte, especialista em infraestrutura EVEO, explica melhor o cenário:

    “Trabalhar em um ambiente de múltiplos servidores, interligados com storages, é sempre um grande desafio. A demanda de IOPs (input/output de operações por segundo) era muito elevada, trazendo a necessidade de uma mudança no fluxo de comunicação entre os componentes. Com o processo realizado, toda a operação passou a performar da forma esperada, como se mantém desde 2019.” 

    Resultados obtidos

    Ricardo afirma que, ao implementar a solução de nuvem privada, a Inter.net teve um aumento de performance no seu ambiente, além de contarem com maior estabilidade em seus serviços.

    Além do mais, o fato de os recursos de hardware serem sempre atualizados conforme o processo natural de renovação tecnológica solucionou o problema de lentidão que a Inter.net tinha em seu serviço de e-mail - ao garantir um melhor desempenho e menor latência - causado por conta dos hardwares defasados. Como resultado, o índice de reclamações dos clientes caiu drasticamente.

    Eles também conseguiram reduzir custos operacionais (necessidade de deslocamento constante ao Data Center e investimento em profissionais especializados em manutenção de hardware) ao migrar de uma infraestrutura física em colocation para uma infra em nuvem.

    Por fim, a equipe de TI ganhou tempo para focar no core business da empresa. Todo o trabalho que eles tinham de administrar, realizar manutenções e atualizações dos servidores, passaram a ser de total responsabilidade da EVEO. O resultado final foi um projeto entregue com muito profissionalismo e know-how técnico.

    Nós recomendamos a EVEO. Além da qualidade dos serviços prestados, o suporte e o acompanhamento do nosso projeto pela equipe de sucesso do cliente são fundamentais para o sucesso de nosso projeto.” 

    Ricardo de Souza, Administrador de Sistemas da Inter.net.

    E você, se identificou com os desafios da Inter.net? A solução encontrada - o Servidor Dedicado - também atende as necessidades da sua empresa? Fale com um especialista da EVEO,  Conheça os nossos serviços de cloud e data center, e monte  um projeto personalizado para seu negócio agora mesmo!