Independentemente do tamanho da empresa, investir na capacitação do pessoal é uma estratégia que traz muitos benefícios a todos. A companhia contará com um profissional mais bem preparado para executar suas funções, com o aumento da produtividade e também será possível notar uma melhoria na qualidade da entrega dos serviços.
Já o profissional se sentirá mais motivado, pois perceberá o interesse da empresa em investir em seu aperfeiçoamento. Além disso, seu currículo será mais valorizado e completo.
Existem muitas opções de aperfeiçoamento que podem ser aplicadas ao pessoal de TI, de modo a torná-los mais capacitados a atender às diferentes demandas do negócio. A seguir, listamos algumas delas.
A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de regras e boas práticas que devem ser aplicadas na gestão de TI, com o propósito de tornar os processos e serviços do setor mais eficazes.
Assim, a ITIL pode ser comparada a um guia de referência que tem como foco principal o atendimento às necessidades do cliente e a entrega de serviços com um elevado padrão de qualidade. Cada empresa pode aplicar a metodologia conforme suas necessidades no momento.
Em um departamento de TI existem muitos projetos. Portanto, proporcionar aos gerentes de projeto a certificação PMP (Project Manager Professional) é a garantia de que todas as suas atividades serão feitas dentro dos padrões de qualidade e boas práticas exigidas pelo PMI (Project Management Institute) e PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
O PMP proporciona ao especialista a visão completa de todos os ciclos de um projeto. Por isso, é um dos cursos de maior valor profissional no mercado.
A área de TI é muito ampla e técnica. Por essa razão, existem inúmeras certificações a fim de capacitar o profissional em determinado produto, áreas específicas ou novas tendências de mercado.
Um exemplo é a certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA) Routing & Switching, indicada para profissionais que trabalham com redes ou help desk. Já a certificação CompTIA Security+ é voltada para aqueles que cuidam da área de segurança da informação.
A empresa deve oportunizar certificações e treinamentos de modo que os colaboradores possam colocar em prática aquilo que foi aprendido. Isso contribuirá para a elevação dos padrões de qualidade dos serviços prestados pela área de TI da empresa.
Ao investir em treinamentos e certificações, a empresa deve levar em consideração quais são as suas necessidades. O surgimento de uma tecnologia, por exemplo, pode ser um bom motivo para oferecer um treinamento adequado aos seus profissionais.
Outra boa razão são as modificações ou implantações de processos ou metodologias, como SCRUM, em que há uma série de funcionalidades que devem ser assimiladas por toda a equipe.
A empresa que investe na capacitação do profissional de TI poderá contar com o aumento da eficiência de seus colaboradores e também com a redução de falhas operacionais e com o aprimoramento da qualidade da entrega de serviços.
Viu só como é importante investir no treinamento e na certificação dos colaboradores? Então, compartilhe essa informação com seus amigos em suas redes sociais para que eles também saibam disso!