Com a chegada dos meses finais do ano, compradores do mundo inteiro se preparam para as promoções de Black Friday e Natal. Com os grandes descontos oferecidos durante a Black Friday, é possível comprar produtos de alto valor por um preço razoável. Já no Natal, época em que a maioria das pessoas compram presentes, também encontramos várias boas oportunidades nas lojas.
Se a sua empresa costuma ganhar lucros extras nessas épocas, então é melhor estar preparado para receber um aumento na demanda. Não faltam histórias de pequenas e médias empresas que perderam diversas oportunidades de negócios porque sua loja virtual ou portal de atendimento ficaram sobrecarregados e caíram. Uma forma de evitar isso, e que vamos falar hoje, é adotar o IaaS em seu negócio.
Ainda não conhece esse termo? Então acompanhe e veja como aplicá-lo nas épocas de Black Friday e Natal!
De forma bem simples, IaaS significa “Infrastructure as a Service”, que você pode traduzir como “Infraestrutura como um Serviço”. Lembra-se da loja virtual e do portal de atendimento que mencionamos? Eles dependem de uma infraestrutura para funcionarem, o que inclui servidores, boa conexão de internet, integração entre diversas ferramentas etc.
Essa estrutura é planejada para dar conta das demandas atuais e deve ter um papel estratégico para a empresa. No IaaS, em vez de você mesmo construir e gerenciar toda essa infraestrutura, sua empresa contrata um ou mais provedores de nuvem que deem conta dessa tarefa. Para isso, é preciso pagar um valor mensal aos provedores (Opex ao invés de Capex).
Ok, e como esse tipo de serviço é melhor do que ter a própria infraestrutura? Aqui estão alguns exemplos.
Quando você começa sua empresa, investir em servidores, com todo o aparato mecânico e programação exigida, pode sair bem caro. Não necessariamente de um ponto de vista financeiro, mas também levando em conta seu custo de tempo. Cada dia que você espera até o sistema funcionar é um dia a menos de lucratividade.
Porém, se você contar com uma infraestrutura como serviço, o tempo de implementação é bem menor. Basta entrar em contato com a empresa fornecedora, especificar o tipo de infraestrutura que precisa e tudo estará pronto em pouco tempo. Muito bom para aqueles aumentos repentinos de Black Friday e Natal.
Hoje em dia, a informação é o recurso mais precioso de qualquer empresa. Tanto dados do próprio negócio quanto cadastros de clientes devem ser muito bem protegidos para que não sejam usados em crimes virtuais nem alterados erroneamente. Porém, como você já deve saber, garantir a segurança de qualquer sistema digital pode ser uma grande dor de cabeça.
Em geral, os provedores de IaaS têm mais recursos, tempo e empenho para investir na proteção de dados, pois esses aspectos representam boa parte da qualidade de seu produto. Por outro lado, realizar essa ação por conta própria pode não ter o mesmo impacto na lucratividade. Contratar um serviço de uma empresa especializada e liberar seu tempo para melhorar as vendas quase sempre é mais rentável.
Esse é o benefício do qual viemos falar! Quando chega a época das festas e as vendas sobem muito mais que o normal, pode ser que sua infraestrutura comece a ser sobrecarregada. Isso significa, por exemplo:
Escalabilidade automática, como o nome já diz, é quando a sua infraestrutura se adapta sozinha ao volume da demanda. Dessa forma, sua empresa pode manter o ritmo de vendas sem perder nenhuma oportunidade. Também não será preciso gastar muito ao longo do ano com uma capacidade subutilizada.
Agora que você conhece os benefícios do IaaS para a época de festas, o próximo passo é saber como aplicá-lo em seus negócios com eficácia. Aqui estão 3 passos simples para aproveitar melhor essa infraestrutura.
Imagine que você está passando por um dia comum de trabalho. O volume de clientes está normal e, do nada, começam a aparecer mais 10, 100 ou até 1000 clientes por dia durante um mês. Nesse caso, você perderia alguns deles apenas pelo fator surpresa. Felizmente, a época de festas é bem previsível, permitindo que você se prepare.
O primeiro passo, obviamente, é criar um plano. Tente estimar o aumento nas vendas com base em relatórios, pesquisas e outros recursos. A partir desses dados, você poderá definir o tamanho da infraestrutura necessária e se preparar para a chegada desses clientes.
Claro que o lucro de Black Friday e Natal não sai de graça. Você precisa fazer um investimento extra nesse período para garantir uma ótima experiência para todos os consumidores. Caso contrário, a época de festas não vai dar aquele gás extra nos negócios que você tanto queria.
Durante o seu planejamento, separe os recursos necessários para melhorar o atendimento. Não apenas contratando mais atendentes, mas também prevendo o quanto terá que investir em IaaS para manter o ritmo. Se você já tem uma boa ideia do quanto sua demanda vai aumentar, essa não deve ser uma tarefa difícil.
Junto com o aumento na demanda e nos investimentos, você precisa claro de um aumento nos lucros! Caso contrário, vai acabar no zero a zero. Para isso que servem as metas de rentabilidade durante as épocas de festas.
Em vez de trabalhar apenas com o quanto você espera receber, também deve ser foco do negócio aquilo que você deve conseguir para que tudo tenha valido a pena e o mínimo que precisa cumprir para não sair no prejuízo. Não parece muito animador pensar nesses cenários pessimistas, mas um bom empreendimento é aquele que está preparado para todos os casos possíveis.
Agora que você sabe da importância da escalabilidade da infraestrutura para suas vendas de Black Friday e Natal, é hora de investir em IaaS para potencializar seus resultados. E já que é assim, que tal entrar em contato com uma empresa especialista na área? Fale com a EVEO e conheça nossas soluções de infraestrutura na nuvem e data center para seu negócio.