Apostar na alta performance de seus servidores é uma ótima maneira de armazenar grandes quantidades de dados e acessá-los com alta velocidade de processamento.
Um servidor cloud com storage SSD é um ótimo aliado para rápida leitura e acesso das informações. Composto por chips com memória flash, ele faz o armazenamento das informações com auxílio da memória RAM ou por um drive.
O SSD (Solid-State Driver) está um passo à frente do disco rígido, ou HD. O SSD não apresenta partes que se movem, como acontece na leitura da unidade convencional de armazenamento.
No SSD tudo ocorre por meio de um circuito semicondutor que faz a leitura e armazenamento dos dados de maneira mais eficiente que o disco rígido. Porém, você sabe quais os benefícios de utilizar um servidor cloud com storage SSD? Continue a leitura e descubra!
Ao utilizar o SSD no seu servidor, você pode organizar melhor as informações ali alocadas. O armazenamento dos dados é organizado em camadas, o que ajuda a tornar o trabalho mais eficiente.
Além de deixar o trabalho mais ágil, a organização das informações também auxilia na redução de gastos e aumenta o desempenho dos colaboradores.
Usando o SSD, que armazena seus dados eletronicamente, você tem maior velocidade na leitura das informações. Sua velocidade média de leitura é em torno dos 500 MB por segundo. Enquanto o HD tem apenas 120 MB por segundo — três vezes menor que a capacidade do SSD.
Além do fato de ser mais rápido para realizar a leitura dos dados, esses servidores não correm o risco de sofrer problemas com a fragmentação dessas informações — problema que gera lentidão na leitura e causa considerável perda de eficiência.
Geralmente, os servidores atendem simultaneamente uma grande quantidade de pessoas. O que faz com que a demanda de informações seja muito alta.
A taxa de recuperação do SSD oferece alta performance na utilização em servidores cloud. Por outro lado, isso não ocorre ao utilizar um HD que possui leitura mecânica. O disco rígido, quando sobrecarregado, pode apresentar falha nas peças, causando paralisação dos serviços.
O SDD costuma ser três vezes menor que um disco rígido, o que garante que ele ocupe menos espaço e auxilie bastante na redução nos gastos. Além disso, o SSD funciona com a temperatura mais baixa, sendo assim, seu consumo de energia é menor.
Esses benefícios nos mostram que, ao fazer a utilização de um servidor cloud com storage SSD, você pode ganhar mais eficiência no serviço, graças à alta performance e velocidade de processamento. Outro grande benefício é que a tecnologia foi desenvolvida para garantir uma ótima leitura dos dados, sem interrupções. Por esse motivo, é ideal para servidores que possuem um grande número de acessos simultâneos.
Agora que você já sabe quais os benefícios de usar um servidor cloud com storage SSD, que tal se inscrever em nossa newsletter? Assim, você fica por dentro de outras novidades relacionadas ao assunto e ainda pode conhecer melhor as soluções que oferecemos!