O e-mail marketing com certeza é uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas, porém não basta simplesmente ter a ferramenta, é preciso saber e entender diversas técnicas para enviar um e-mail marketing com qualidade e causar um impacto positivo no cliente que está recebendo.
Como este é um dos serviços que comercializamos em nosso site, passaremos a postar constantemente aqui em nosso blog matérias de ajuda para uso do e-mail marketing com qualidade.
Começaremos hoje dando 5 dicas para aumentar a abertura dos seus e-mails:
1 – Conheça bem o seu target
O que se passa na cabeça das pessoas ao qual você deseja enviar suas mensagens ? O que as pessoas estão repercutindo atualmente ? Conhecer o assunto ao qual as pessoas mais se interessam ajuda a você obter uma taxa de abertura consideravelmente alta.
2 – Coloque números no assunto
A inserção de números na linha de assunto remete às pessoas a ideia de quantidade, logo, considere essa hipótese. Por exemplo :
“Restam apenas 4 lugares para o seminário na próxima semana”
“10 dicas de sucesso em marketing”
“3 sugestões para descansar neste fim de semana”
3. Incentivar a ação.
Como toda a linha de assunto, especialmente uma promoção, certifique-se de incluir um apelo à ação. Por exemplo, citar um prazo (“Oferta termina sexta-feira”) ou usar o texto como “Responda agora” vai levar as pessoas a abrir a mensagem imediatamente.
4. Faça com que a linha de assunto seja amigável com as redes sociais
Quando o assunto é relevante para quem o recebe, a pessoa normalmente repassa o conteúdo para os demais colegas. Nesse caso, elabore a linha de assunto, de tal maneira que o seu conteúdo seja compatível com as redes socias já existentes. Dica : o microblogging Twitter aceita no máximo 140 caracteres, logo, evite ultrapassar esse limite, até porque a maioria dos leitores de email garantem entre 35 a no máximo 40 caracteres sendo visualizados integralmente. Quanto ao número de palavras, o ideal seria entre 5 a no máximo 8 para não tornar a linha de assunto muito extensa.
5. Teste a sua linha de assunto, enviando para uma pequena amostra do seu mailing
Esse é o famoso Teste A/B, ou seja, pegue uma pequena amostra da sua base de emails (por exemplo, 5% dela) e a divida em duas partes. Crie duas linhas de assunto distintas e faça os disparos para cada base. A campanha que obtiver a maior taxa de abertura indicará o assunto ao qual as pessoas mais se interessaram. Utilize essa linha de assunto para realizar o disparo definitivo ao restante da sua audiência.
Fonte: Marketing Radar