Falar com um consultor

    Categorias

    Os ataques de hackers, que atinge dados e informações, sempre são temíveis, seja para uma pessoa e, ainda mais, para grandes organizações, que atuam com volume muito maior de conteúdos que possam ser roubados. Nos últimos tempos, um tipo específico de ataque cresceu e vem colocando todos em alerta: o ransomware.

    Na prática, este tipo de ação é como se fosse um sequestro. Os invasores conseguem raptar dados, a partir de bloqueios que não permitem o acesso por parte dos verdadeiros donos daquela informação. Para que a normalidade seja reestabelecida, os criminosos pedem um valor de resgate para tirar o bloqueio.

    Ou seja, se tornar alvo de ataques ransomware gera perdas enormes para qualquer um. Por isso, separamos algumas dicas sobre como proteger sua empresa deste tipo de ação. Saiba exatamente o que fazer para que os hackers não consigam vencer esta batalha, instaurando vírus deste tipo em seus sistemas.

    Tenha sua estrutura de sistemas com qualidade e sempre atualizada

    O primeiro passo é instalar sistemas de qualidade dentro da empresa. Obviamente, todo tipo de servidor está sujeito a ataques, mas se houver qualidade, a tendência é de que a segurança também seja muito maior.

    Por isso, é importante escolher fornecedores reconhecidos no mercado e com capacidade de estruturar pacotes mais fortes para armazenamento de dados, acesso a informações etc. A infraestrutura na nuvem tem que ser a melhor, aumentando a barreira de proteção a este tipo de ataque.

    Além disso, outro ponto essencial: atualizações constantes. A complexidade de sistemas tecnológicos cresce, e os invasores não ficam atrás. Constantemente, eles evoluem para criar vírus mais perigosos, mesmo dentro da categoria ransomware. Por isso, os sistemas também precisam evoluir.

    Isso acontece por meio das atualizações, das novidades criadas pelas empresas que oferecem o serviço. Mas se o cliente, que compra este produto, não se dispõe a atualizá-lo, fica vulnerável.

    Portanto, ter uma estrutura de qualidade e sempre atualizada é o passo inicial para que a empresa fique, ao máximo possível, protegida de ataques ransomware.

    Tenha consultoria especializada na proteção

    Além de atuar sempre com os melhores sistemas, e atualizados, é fundamental que a empresa também tenha um parceiro especializado em proteção de sistemas.

    Ter ao lado uma consultoria que esteja sempre atualizada sobre os riscos e novos tipos de invasores é essencial. Ela saberá exatamente como agir em situações de crise, a partir do conhecimento prévio de outros casos em que o problema tenha ocorrido.

    Investir neste tipo de apoio também permite melhor orientação dos funcionários sobre como agir para evitar ser pego por estes invasores, além de auxiliar na forma de combate após o problema ocorrer, mantendo inclusive a calma e a racionalidade na resolução, sem ficar à mercê dos invasores e seus pedidos de resgate.

    Pense no backup

    Como explicamos no começo do texto, os vírus ransomware são capazes de "sequestrar" dados, que ficam retidos até que as vítimas façam um pagamento. E, no fim, nem isso é garantia de que os invasores devolverão tudo, assim como não se sabe o tamanho do estrago causado.

    Por isso, é fundamental ter sistemas de backup. Este tipo de proteção não é exatamente contra o ataque dos hackers, mas, pelo menos, garante que a empresa possa seguir operando de uma maneira um pouco mais completa em caso de acontecer este tipo de problema.

    Se os dados estiverem guardados, seja em um servidor paralelo ou até mesmo off-line, é possível manter o acesso, ainda que com atenção redobrada em momento de crise. Mas, pelo menos, a empresa não para totalmente.

    Imagine um negócio baseado nos dados presentes em um sistema que está travado pela invasão? Simplesmente, a empresa para e os desdobramentos disso podem ser catastróficos, gerando perdas enormes, sejam financeiras, sejam em termos de confiabilidade e reputação, entre outras.

    Proteção antivírus

    Para fechar, vamos falar de dois tópicos mais estruturais para prevenção deste problema. O primeiro é a questão do antivírus. Todas as empresas sabem da importância de contar com este tipo de proteção em seus sistemas.

    Não existe (pelo menos em negócios de alto profissionalismo), qualquer hipótese de as máquinas não contarem com antivírus, seja de qual marca for.

    Mas é sempre bom ressaltar a importância de escolher bem o pacote de proteção, evitando erros. É preciso mapear bem todos os detalhes referentes às conexões, aplicativos usados e outros detalhes, para que o serviço contratado seja capaz de criar uma redoma de proteção em todos os sistemas necessários.

    Deixar qualquer ponto de conexão vulnerável já pode ser suficiente para jogar fora todo o trabalho de proteção realizado anteriormente. É como construir uma cerca ao redor de um local, mas deixar um buraco em um ponto específico. Os invasores, encontrando este buraco, têm acesso a tudo o que o resto da cerca está protegendo.

    Orientação de equipe

    E, para completar, um aspecto essencial: a orientação da equipe. Uma empresa, apesar de todos os detalhes tecnológicos, se faz de pessoas. Elas é que vão utilizar bem as ferramentas para que o resultado final seja positivo. Na relação com as ameaças ransomware, a lógica também vale.

    Pequenas palestras de orientação e conhecimento do problema, conselhos sobre como agir em caso de ataques, além da prevenção, como não clicar em links suspeitos e outras ações, são algumas das medidas essenciais para evitar qualquer problema.

    Se todo o time de trabalho tem a consciência sobre a ameaça e tem o treino necessário para evitá-la, a empresa estará muito mais protegida. Afinal, se os próprios funcionários não abrirem portas para estes ataques, as chances de algo dar errado já diminuem sensivelmente.

    Estas são algumas formas, portanto, de garantir que a empresa se proteja contra ataques de hackers utilizando o vírus ransomware. Ficou bastante claro o quão devastador pode ser este invasor, gerando perdas enormes. Por isso, a proteção e prevenção é essencial para que a instituição não tenha grandes problemas.

    Para finalizar, convidamos o leitor a baixar e-books que temos à disposição sobre assuntos relacionados à infraestrutura em nuvem e temas correlatos. Se preferir, fale com um de nossos consultores e tenha mais informações sobre o tema e sobre como podemos auxiliá-lo na segurança do seu negócio com as nossas soluções.